top of page

cubos móveis

 

equipe  melissa kawahara, paula saito e silvia acar

ano de projeto  2011

 

1º prêmio no concurso esculturas urbanas, da tetrapack - 2011

finalista no 21º projeto nascente usp - 2013

 

Este projeto foi desenvolvido para o concurso Esculturas Urbanas, oferecido pela Tetrapack. Tinha como programa uma escultura de no máximo 8m3  de volume, que deveria utilizar algum dos produtos produzidos com material reciclado dos produtos da Tetrapack. Na ocasião do concurso, fizemos uma visita à praça Victor Civita, e percebemos seu potencial para um ambiente de repouso. Esta praça, onde as esculturas seriam expostas, possui um clima agradável com sombras, jardins e um grande deck de madeira, o “chão” da praça, onde se pode sentar e deitar.  A partir disso, nos propusemos a projetar uma escultura interativa que proporcionasse assim como a praça, o repouso. 

 

Discutimos, então, quais desenhos possibilitariam um objeto que pudesse ser múltiplo para descansar, brincar, conversar etc. Criamos um módulo com 4 cubos de 45 cm, altura ergonômica para um banco, articulados entre si, sendo que cada cubo possui uma de suas pontas chanfradas - o que dá o jogo de movimento ao módulo e ao conjunto. O limite volumétrico de 8 m³ definiu um sistema com 9 módulos dispostos como um quadrado em planta. A mobilidade do sistema é feita através de rodinhas fixadas nas bases de  todos os cubos. As articulações foram pensadas para que fosse possível de apenas um ponto mudar o posiocionamento de um módulo que gera a movimentação da composição inteira. Um jogo de elásticos largos que costuram os módulos é o que os articula.

 

Para que essa extensa superfície fosse mais convidativa, propomos também módulos intermediários de 15 cm de altura que pudessem ser acoplados em qualquer ponto, criando um volume mais interessante e situações mais diversas. Infelizmente, esses não foram realizados. No lugar fizemos quatro módulos soltos.

 

Como adotamos como princípio atrelar uma função à escultura, o material escolhido para o desenvolvimento do projeto foram as placas de plástico e alumínio, que são resistentes e impermeáveis, e portanto, capazes de suportar o peso dos usuários e resistir às intempéries.

 

O projeto pronto agradou muito o público da praça e foi uma grande satisfação para nós quando, na ocasião da desmontagem da exposição, a equipe do educativo da praça pediu para que deixássemos alguns módulos lá para sempre, dizendo que haviam incorporado a escultura-brinquedo às atividades com as crianças.

bottom of page